A Prefeitura de Jaguaquara reagiu à informação publicada no Blog Marcos Frahm sobre a situação do Hospital Municipal – HMJ, com citação do governador da Bahia, Rui Costa, de que em suas mãos ainda não chegou o projeto que, segundo o chefe do Executivo baiano, deveria ser elaborado e entregue pelo município ao Estado detalhando sobre as necessidades para reestruturação da unidade hospitalar, que há 16 anos funciona sob controle da Prefeitura, depois de municipalizada pelo então Governo Paulo Souto. Durante recente visita a Ipiaú, quando cobrado pela imprensa sobre sua proposta de regionalização do atendimento à Saúde pública, com obra de reestruturação do HMJ, mesmo sendo órgão atualmente do município, Rui chegou a afirmar que não tem projeto. Em nota pública nesta quinta-feira (9), a PMJ negou omissão, e esclareceu que, ao contrário do que foi noticiado, o projeto de requalificação foi entregue ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ”com as alterações solicitadas pela Secretaria da Saúde do Estado, em resposta ao primeiro projeto enviado, para que se adequasse às exigências de Liberação”. A nota diz ainda que ”a administração encontra-se respaldada e afirma que o município de forma alguma será responsável pelo não cumprimento da proposta firmada pelo Estado”. Quanto ao funcionamento do sistema completo de anestesia e de um foco cirúrgico que foram destinados para o Hospital Municipal, doados em 2015 pela Sesab, que segundo informações não entraram em funcionamento, não foi informado. Leia abaixo, na íntegra, a nota da Prefeitura.
”Ofício de nº 97/2015 endereçado ao Sr. Fábio Vilas Boas, Secretário de Saúde do Estado da Bahia, e representante do Governador Rui Costa na apresentação de proposta para a reforma geral do hospital municipal, legitima a entrega do projeto de requalificação, com as alterações solicitadas pela Secretaria de Saúde do Estado, em resposta ao primeiro projeto enviado, para que se adequasse às exigências de Liberação.
A administração do Prefeito Giuliano Martinelli, nesse contexto representada pela Secretária de Saúde, Sra Renata Rose, apresenta protocolo devidamente assinado de ofício enviado para os setores responsáveis pelos encaminhamentos dos processos e se exime de qualquer omissão em agilizar mudanças que beneficiassem diretamente a população como é o caso da requalificação em questão.
O projeto foi elaborado e enviado à SESAB aos cuidados do representante da pasta, o Secretário Dr. Fábio Vilas Boas. Ao contrario do que foi dito em nota ao BMF, o município de Jaguaquara cumpriu todas os requisitos e formalidades para ser contemplado com as mudanças que trariam um melhor atendimento à saúde de toda a região.
Portando a administração encontra-se respaldada e afirma que o município de forma alguma será responsável pelo não cumprimento da proposta firmada pelo Estado. Aguarda sim o cumprimento da proposta e continuará buscando parcerias para que possa oferecer à população serviço de qualidade”.