Em Jequié, dois casos suspeitos de varíola dos macacos são descartados pela Saúde após exame

Jequié descartou casos da varíola. Foto: Blog Marcos Frahm

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, divulgou, nesta terça-feira (13), uma atualização dos casos suspeitos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, no município. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, após exame laboratorial, os casos foram descartados, pois testaram negativo, e os pacientes encontram-se curados e aptos a retornar as suas atividades cotidianas.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que as unidades de saúde municipais já foram capacitadas para a identificação de possíveis casos e os indivíduos que apresentarem os sintomas devem procurar as unidades de saúde para manejo clínico e diagnóstico, uma vez que se trata de uma doença com potencial de disseminação na comunidade.

São considerados casos suspeitos pacientes com início súbito de erupção cutânea em forma de pequenas bolhas com líquido como água ou pus. As lesões podem ser esparsas ou agrupadas, lembrando herpes ou cobreiro. Esses sinais podem estar associados à febre, dor de cabeça, dores musculares ou nas costas e ínguas. As medidas de prevenção são isolamento dos casos confirmados ou em investigação, uso de máscara, uma vez que a transmissão pode ocorrer por meio de gotículas, e intensificação da higiene individual, com a indicação para lavagem de mãos, e ambiental, com a desinfecção de superfícies que o paciente tenha tocado.

Causada pelo vírus hMPXV, sigla em inglês para Human Monkeypox Virus, a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde em 23 de julho. A decisão foi tomada com base no aumento de casos em vários países, o que eleva o risco de uma disseminação internacional.