Em Jequié, como em poucos lugares, o suicídio cresce estrondosamente; 11 pessoas suicidaram-se

Dados são do Instituto Médico Legal. Foto: Blog Marcos Frahm

Todo suicídio é uma tragédia e sua causa um mistério. Suicídio é resultado de um profundo sentimento de desesperança e a inabilidade de ver soluções para problemas ou lidar com circunstâncias desafiadoras da vida. Potencial suicidas, podem se ver tirando a própria vida como a única solução possível. As mulheres são mais propensas que os homens a tentarem suicídio; os homens são mais propensos que as mulheres a concluir o ato.

O suicídio é uma questão de saúde pública, que leva 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo. No Município de Jequié, conforme levantamento feito pelo Blog Marcos Frahm, junto ao Instituto Médico Legal – IML, 11 pessoas cometeram suicídio na Cidade Sol, apenas nestes 10 meses de 2019, inclusive um policial militar. O último caso foi registrado na noite do último sábado (19/10), na Rua Getúlio Vargas, no bairro Jequiezinho, onde uma jovem de 19 anos, Layla Brito, estudante universitária, foi encontrada morta por enforcamento.

No Brasil, ao contrário do que acontece no mundo houve um aumento de suicídios nos últimos anos. Dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Coeficiente Gini (que mede desigualdade) para chegar às conclusões apontam que a popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio como as principais razões para esse aumento dos casos.