Em Jaguaquara, o voto é disputado até em banners

Em Jaguaquara, a disputa por voto está explícita até nas peças publicitárias. Dentre os cabos eleitorais de candidatos a deputado, governador, senador e presidente da República estão: prefeito, vice-prefeito, ex-candidato a prefeito que, quer queira quer não, são as três principais lideranças políticas do município. Além dos discursos, das alfinetadas um ao outro, na hora de pedir o voto, eles investem para conquistar os eleitores indecisos, com criatividade até em frases expostas em banners, com suas fotografias ao lado dos seus candidatos.

O prefeito Giuliano destaca apoio a Rui Costa
O prefeito Giuliano destaca apoio a Rui Costa e João Leão

O prefeito Giuliano Martinelli (PP), que apoia o mesmo candidato a governador amigo do seu adversário Ricardo Leal (PT), Rui Costa (PT), tratou de dar destaque a imagem do candidato a vice-governador na chapa majoritária, João Leão (PP), que não aparece muito nas propagandas oficiais de Rui, mas em Jaguaquara, teve o nome acrescentado nas peças publicitárias.

Lealdade destaca apoio
Lealdade destaca apoio a candidatos da mesma base

Já o amigo de Rui, o empresário e ex-candidato a prefeito nas eleições de 2012, Ricardo Leal o Lealdade, não associou a sua imagem a de Rui Costa. Aparece apenas ladeado pelos candidatos a deputados estadual e federal: Marcelo Nilo (PDT) e Benito Gama (PTB), mas não esconde pra ninguém que vota com o mesmo governador de Giuliano, Rui Costa, e com a mesma presidenciável, Dilma Rousseff (PT).

Vice Raimundo rompeu com Giuliano;
Raimundo rompeu com Giuliano; apoia tucanos e democratas

O que mais chama a atenção de quem não muita informação das novidades dos meios políticos, é a imagem do vice-prefeito Raimundo Louzado (PSD), que nas últimas eleições esteve junto e misturado com o prefeito, associada a de candidatos tucanos, como Jutahy Magalhães e Augusto Castro do PSDB, candidatos a estadual e federal, que integram a base de oposição a chapa governista liderada por Rui e Leão, apoiada pelo prefeito. É que Raimundo tornou-se inimigo político de Giuliano. Rompeu com o ex-aliado e para completar o time, fechou apoio a Paulo Souto (DEM) para governador e Aécio Neves (PSDB) para presidente. Mas, apesar fatos pitorescos, a campanha segue morna, ao contrário de 2010 e, o prefeito Giuliano Martinelli, por ter o privilégio de estar no poder, poderá conseguir angariar a maior quantidade de votos para os seus deputados, Aderbal Caldas e Cacá Leão do PP, já que não será avaliado pela votação a Rui Costa, que tem apoio de grupos distintos.