Drama: Famílias ficam ilhadas após rio transbordar em Maracás; Prefeitura encaminha pessoas para escola

Criança é resgatada durante travessia de lancha. Foto: Jeff Santos

O drama de famílias que residem no entorno do Rio Jacaré, na área rural de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, como a população regional com imagens que circulam nas redes sociais em pleno Natal 2022. As fortes chuvas que atingiram o Município na noite de ontem (23) e na madrugada de hoje (24) fizeram o Rio transbordar e deixaram famílias ilhadas, inclusive idosos e crianças que começaram a fazer travessia de lancha.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Danilo Oliveira, que esteve no local na manhã deste sábado ao lado do prefeito de Maracás, Soya Novaes (PDT) e de prepostos da Prefeitura o rio continua subindo e pode gerar inundação de casas na região. ”A gente começou a retirar as pessoas, algumas resistiram em ficar. Andamos cerca de dois quilômetros de lancha e Social está enviando colchões e alimentação”, disse Danilo ao Blog do Marcos Frahm.

Ainda de acordo com o secretário, uma Escola Municipal da localidade de Água Branca será utilizada pela Prefeitura para o acolhimento imediato das pessoas, inclusive idosos e crianças, cuja ação é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em rede social, o prefeito Soya disse que o momento é de solidariedade. Ainda não há informações sobre o número de pessoas atingidas.

Prefeito e secretário vistoriam áreas afetadas pelas fortes chuvas

Moradores do Povoado de Porto Alegre, também na zona rural, enfrentam dificuldades depois do temporal, que destruiu estradas. As últimas informações são de que a Prefeitura irá suspender a programação das festividades natalinas, iniciadas na sexta-feira, com apresentação de fanfarras e shows musicais na Praça Rui Barbosa.