Diante do agravamento da seca na Bahia, deputado Gabriel Nunes solicita ajuda do governo, bancos e órgãos federais

Gabriel também solicitou apoio do DNOCS e Codevasf. Foto: Reprodução

Com o agravamento da seca na Bahia, o deputado federal Gabriel Nunes (PSD) solicitou, nesta terça-feira (12), assistência do governo federal, por meio de ministérios, além de bancos e órgãos públicos, como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O pedido surge após a divulgação de uma nota pública assinada pela Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) no início deste mês, alertando para a situação crítica em 131 municípios já em estado de emergência.

De acordo com a Faeb, a escassez de chuvas abala negativamente na geração de empregos e pode afetar o aumento de produtos da cesta básica, como leite, café e carne. ”Precisamos buscar meios para amenizar esses impactos que estão ocorrendo na economia baiana e brasileira, principalmente daqueles pequenos produtores, que têm a agricultura e a pecuária como meio de subsistência”, pontuou Gabriel.

Durante a sua fala, o deputado Gabriel Nunes ressaltou a gravidade da seca, considerada a mais intensa desde 1980. Ele apelou ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), instando a atenção dos ministérios e bancos públicos para amenizar os impactos econômicos. O deputado reforçou o pedido da Faeb para ampliar o programa de aquisição de alimentos, subsidiar preços, prorrogar débitos rurais e oferecer novas linhas de crédito.

”A Faeb pede, em seu comunicado, para ampliar o programa de aquisição de alimentos para os pequenos produtores, subsidiando o preço, principalmente, do milho para abastecer os seus rebanhos; para prorrogar parcelas dos débitos rurais; por novas linhas de crédito; para aquisição de ração; para construção de cisternas; assim como para construção de poços artesiano”, citou o parlamentar baiano.

Gabriel também solicitou apoio do DNOCS e Codevasf para, além dos pequenos produtores, ajudar associações com o fornecimento de máquinas e equipamentos, diante da perspectiva de prolongamento da seca nos próximos meses, principalmente devido ao efeito climático do El Niño, conforme lembrado pelo deputado.