Deputado Hassan reúne-se com secretário de Assuntos Federativos para tratar de demandas da Bahia

Deputado Hassa cumrpiu agenda na capital federal. Foto: Divulgação

No último dia da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada na manhã dessa quinta-feira (30) o deputado municipalista Hassan reuniu-se em audiência com a gerente de Assuntos Federativos, Elisa Pellegrini, e com o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, para reiterar importantes solicitações de interesse dos municípios baianos, encaminhadas através de indicações ao governador Jerônimo Rodrigues.

Um dos principais assuntos tratados pelo deputado Hassan, que estava acompanhado pela esposa, Sara Iossef, e pela chefe de gabinete, Raquel Santana, foi a duplicação da BR-116, no trecho situado após a ponte do Rio Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais, com ênfase no trecho da Serra do Mutum, que vai de Jaguaquara a Jequié, cenário constante de graves acidentes com vítimas fatais. Hassan frisou a importância do governo federal equalizar a questão do impasse com a ViaBhia para dar continuidade às obras de duplicação.

O deputado explicou que a BR-116 é uma rodovia importante para o deslocamento de pessoas e escoamento da produção agropecuária, com reflexos na economia de muitos municípios, a exemplo de Itatim, Milagres, Brejões, Jaguaquara, Jequié, Manoel Vitorino, Boa Nova, Poções, Planalto e Vitória da Conquista, chegando à divisa com Minas Gerais, além de representar importante eixo de integração norte-sul do País, com tráfego intenso. Hassan frisou que ”a duplicação solicitada é uma medida de fundamental importância prevenir acidentes e proteger a vida dos usuários”.

Nessa importante audiência, Hassan solicitou apoio para solucionar o drama dos produtores brasileiros de cacau, principalmente os do sul da Bahia, que estão sendo prejudicados com a importação de amêndoas da África, autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O parlamentar ressaltou que além do risco fitossanitário, existe uma grande preocupação com os impactos financeiros para os produtores de cacau, e informou que em concorrida audiência pública solicitada por ele e realizada pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa da Bahia, os deputados e convidados entenderam a necessidade de viabilizar a revogação da Instrução Normativa 125, publicada pelo governo anterior, que permite a entrada no Brasil do cacau africano sem ser tratado com Brometo de Metila.