Delegado de Jaguaquara lamenta falta de ajuda da comunidade no combate à criminalidade

Chardison Castro lamenta falta de colaboração. Foto: Repórter Toni Ribeiro

Ao comentar a morte de dois suspeitos de envolvimento em crimes de homicídios ocorrida na segunda-feira (19), o delegado de polícia do município de Jaguaquara, Chardison Castro, cobrou, durante entrevista concedida a rádio comunitária Jaguar FM, nesta terça (21), uma participação maior da população não somente através de denúncias como também na colaboração no decorrer do processo investigativo. Para ele, a comunidade deve contribuir mais, ligando para a polícia passando informações. Ele assegura que a identidade dos informantes é preservada.

O policial não esconde seu descontentamento com essa falta de ajuda. ”Muitos se preocupam mais em filmar a ação da polícia do que colaborar com a polícia”, desabafa. Argumenta ainda que ”a polícia não possui bola de cristal” para desvendar os crimes e cobra, com veemência, a união de todos, pois, segundo enfatiza, o enfrentamento ao crime organizado exige o envolvimento dos órgãos públicos e da comunidade em geral.

O discurso do delegado encontra eco no comando da 3ª Cia. O Capitão PM Handerson Ribeiro compartilha da mesma ideia de que a sociedade deve ser mais participativa. Informa que a polícia criou um canal de comunicação direto com a população, através do Disque Denúncia, porém, em três semanas de funcionamento, foi feita apenas uma reclamação referente a desobediência a Lei do Silêncio. Ambos lamentam também, o fato de muitos preferirem viralizar nas redes sociais os fatos negativos.

A temperatura subiu em Jaguaquara nos últimos dias com o registro de vários crimes, todos eles, segundo a polícia, relacionados ao controle pelo tráfico de drogas, o que tem exigido um esforço muito grande das autoridades da área de segurança pública.