Criação da Universidade Rio das Contas volta a ser defendida por vereadores na Câmara de Jequié

Proposta é defendida por Moana, Bui e San. Fotomontagem/BMF

O projeto de desmembramento da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Rio das Contas transformando o campus de Jequié numa universidade autônoma, denominada de (Unerc) voltou a ser defendida na Câmara de Jequié, desta vez pelos vereadores Bui Bulhões, Moana Meira e San David que apresentaram, conjuntamente, Requerimento (69/2021), em que solicitam o empenho do governador Rui Costa; do secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana (Zé Cocá), a fim de concretizar esse antigo sonho da população.

Bui Bulhões, Moana Meira e San David ressaltam que, embora tenha ganhado corpo uma década atrás, a luta por uma universidade estadual independente – a UNERC – deve continuar.

Lembra, no entanto, que essa luta não começou agora. ”A reivindicação por essa universidade pública de Jequié e região tem início ainda nos anos de 1960. Naquela época já se pensava em transformar a Cidade Sol em uma Cidade Universitária – cidade modelo para o ensino superior no interior baiano -, com o trabalho do educador, o Professor Dr. Milton de Almeida Rabelo, e outras personalidades da área política e educacional”. Os vereadores assinalam que o jequieense não pode desistir desse sonho tão importante.