Consórcio do Vale do Jiquiriçá define compras coletivas na área da saúde como prioridade

Prefeitos aprovam compra compartilhada. Foto: Blog Marcos Frahm

Reunidos em mais uma assembleia, desta vez em Milagres, prefeitos do Vale do Jiquiriçá discutiram assuntos de interesse dos municípios para alavancar o crescimento do território. Entre os assuntos que estiveram na pauta dos gestores, os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento Embasa na região e as compras em conjunto, na área da saúde.

Com aprovação por parte dos gestores do projeto de compra compartilhada, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale está autorizado a licitar procedimento administrativo previsto na Lei Federal nº 8.666/93, para compra de medicamentos, contemplando os 19 municípios consorciados: Jaguaquara Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Itaquara, Itiruçu, Irajuba, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Conforme apurou o Blog Marcos Frahm, o processo ocorrerá com base legal contida no Artigo 17, da Lei Federal n° 11.107/05, que inclui § 1°, no artigo 112, da LF n° 8.666/93. O Consórcio ainda está recolhendo a demanda de medicamentos de todos esses municípios, a fim de licitar remédios que suprirão as necessidades da população.

Antes dessa iniciativa, cada município fazia suas próprias licitações. Agora, com a praticidade dessa modalidade, o resultado é equiparado a 19 em 1. ”É mais um passo importante para o crescimento da região. Com essa união, através da compra compartilhada, nós vamos conseguir fazer mais com menos recursos. Em cada assembleia nós estamos discutindo a união, para trabalharmos em conjunto e isso é fundamental para que cada cidade se desenvolva”, comentou o presidente do Convale e prefeito de Planaltino, Zeca Braga.