Conselho Nacional de Saúde realiza a 347ª Reunião Ordinária em Salvador para discutir saúde da população negra no SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar nos dias 18 e 19 de outubro, a 347ª Reunião Ordinária, para descentralizar as discussões das reuniões ordinárias do CNS para outros estados brasileiros, além do Distrito Federal. O evento vai acontecer na sede Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia.

A reunião vai tratar ainda sobre a saúde da população negra e o racismo  enfrentado no Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião se dará exatos dois meses após o assassinato da Ialorixá Mãe Bernadete dentro do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.  Pelo menos 11 quilombolas foram mortos na Bahia nos últimos 10 anos, de acordo com um levantamento feito pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Conselheiras e conselheiros nacionais de saúde vão até a capital baiana para debater racismo, saúde da população negra e a luta por um SUS antirracista sob a perspectiva do controle social. Também estão previstas na pauta desta 347ª RO a apresentação das ações desenvolvidas no Projeto Participa +, as demandas da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e os resultados do Projeto de Pesquisa da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Sampaio, esse é um momento muito histórico para a Bahia, por ser o primeiro estado a sediar a RO do Nacional, por ter como pauta esse assunto que é de extrema importância e que já vem sendo discutido nas reuniões e atividades propostas por esse conselho.

Deliberar as demandas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) e da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN) também estão na agenda desta edição.  Em alusão à campanha do mês Outubro Rosa, pessoas participantes também discutirão ao longo da RO o Diagnóstico e a Prevenção do câncer de mama. Com informações do site Bahia Notícias