Comércio de Jequié continua parado durante à pandemia do coronavírus. decreto vai até dia (06)

Ruas de Jequié estão desertas nos últimos dias. Foto: Souza Andrade

O comércio de Jequié continua parado durante a pandemia do coronavírus. Porém, principalmente devido a procura por serviços ofertados pelos bancos, lotéricas e farmácias, ainda assim foi grande a circulação de pessoas no centro nesta manhã desta segunda-feira (30). No Bradesco, por exemplo, a aglomeração voltou a se repetir. A orientação é para as pessoas não saírem de casa injustificadamente para evitar a propagação do novo coronavírus, que já matou milhares de pessoas no mundo.

Com relação a reabertura ou não do comércio da cidade, o assunto está em pauta. O decreto do prefeito Sérgio da Gameleira, com medidas restritivas, vai até segunda-feira, dia (6) de abril. Enquanto isso, os números e as informações que chegam a prefeitura são avaliados dia a dia. Contra as pretensões dos que defendem a reabertura das lojas, pesam o resultado de alguns estudos como um divulgado no dia (27) de março/2020 que mostra o seguinte: ”sem isolamento, o Brasil pode ter até 1 milhão de mortes”. Tal situação reforça a ideia de diminuir ainda mais a circulação das pessoas.

O especialista David Uip, uma das vítimas do novo coronavírus, disse: ”Se nós conseguirmos, através de distanciamento das pessoas, achatar a curva de ascensão, nós teremos menos infectados, menos impacto no serviço de saúde. Se as pessoas não entenderem que esse confinamento nesse momento é importante, nós vamos ter uma subida rápida do pico de doentes e isso vai ter repercussão em todo o sistema. Não tem sistema do mundo que aguente o pico de ascensão de uma pandemia, ainda mais para um vírus que é infectante.” Com informações do site Jequié e Região