Com maioria dos secretários brancos, Bruno Reis diz que triplicou número de negros na administração

Bruno é questionado sobre balança racial. Foto: Reprodução

Embora o prefeito eleito da capital baiana, Bruno Reis (DEM) tenha destacado a definição de uma maior participação feminina na composição de sua equipe — são 12 mulheres e 24 homens —, não se observa a mesma balança na composição racial. A grande maioria dos secretários, diretores e coordenadores que vão integrar o governo a partir do dia 1º de janeiro são brancos.

Questionado sobre isso, o prefeito ressaltou que houve a preocupação de ter uma equipe mais diversa também no que se refere à etnia. ”Se você for ver, nós triplicamos esse número [de negros]”, disse, citando como exemplo Ivete Sacramento, que permanece à frente da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), Kiki Bispo, que vai assumir a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), e Fernanda Lordelo, nova titular da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

”São diversos fatores que você leva em consideração pra compor uma equipe. Não tenha dúvidas que o principal critério é a capacidade, a competência, você ter a confiança de que a pessoa vai dar o seu melhor e ter a condição de fazer um trabalho avançado. Mas nós tivemos toda essa preocupação de reunir todos esses fatores e ter uma participação maior dos negros na equipe da prefeitura”, declarou à imprensa, na manhã desta segunda-feira (28).

Na ocasião, ele anunciou os nomes que vão participar de seu governo. O evento foi realizado no Wish Hotel da Bahia, com a presença de todos os integrantes da gestão e também do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB). Com informações do site Bahia Notícias