Com 95% das 70 maiores cidades da Bahia com ”cenário pacificado”, base governista pode ter pulverização forçada; entenda

Matéria relata cenário da base de Jerônimo Rodrigues. Foto: Rede social

O mapeamento feito pela base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), analisado na última reunião do Conselho Político, neste domingo (17), apontou um cenário favorável para o entendimento entre candidaturas em boa parte das cidades da Bahia. Informações apontadas por lideranças que estiveram no encontro indicaram que ”95% das 70 maiores cidades” tem cenário ”pacificado”.

A arrumação se dá com uma certa ”variação de possibilidades”. Existe o acordo que, em situações específicas, a base terá mais de uma candidatura e onde o afinamento de ideias é mais forte, a base concentra esforços em apenas um nome. O cenário, portanto, é utilizado por alguns líderes partidários para justificar o impasse da escolha do nome em Salvador.

”Se tem cidade com duas candidaturas no interior, Salvador não pode ter?”, questionou uma liderança em contato com o Bahia Notícias. Apesar do ajuste mais avançado fora da capital baiana, a cidade ainda deve ser um calo. Apesar da expectativa de um anúncio oficial de quem seria o candidato do governo à prefeitura de Salvador – com apostas de confirmação de Geraldo Júnior -, mais uma reunião do grupo terminou sem respostas para a cidade (veja aqui).

Representando os integrantes do Conselho Político, Luiz Caetano, secretário de Relações Institucionais do estado (Serin) adiantou que, no encontro, ficou definido que o governo do estado terá candidato único em muitos municípios, principalmente naqueles que tenham os maiores colégios eleitorais. O gestor ainda garantiu que não há ”resistência ou veto” a nenhum nome colocado até o momento.

Uma atualização sobre candidaturas deve ser dada na  próxima quinta-feira (21). Interlocutores dos participantes do encontro indicaram ao Bahia Notícias que esse foi o prazo dado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao grupo. Algumas reuniões bilaterais entre as lideranças partidárias devem ocorrer desde esta segunda (18), até o prazo dado por Jerônimo.

A ideia do governador seria “intensificar” ainda mais o diálogo entre os partidos para que ele não tenha que ”intervir de forma direta” nas escolhas. Uma reunião da executiva estadual do PT com a nacional também está na agenda do presidente Éden Valadares.

DESFECHO PRÓXIMO

Jerônimo disse, nesta segunda-feira (18) que o nome pode ser revelado nesta quinta-feira (21), após uma reunião, ou no final do ano caso não haja consenso do grupo político (veja aqui).

”Nós vamos voltar a se reunir na próxima quinta-feira, se ali tivermos fechado o nome anunciarei, se não tivermos eu pedir que a gente possa até o final do ano concluir Salvador e mais alguns municípios. Tem alguns que nós teremos condições de fazer isso, vão ter alguns municípios que a gente vai ter que ter cautela e tranquilidade, pois temos dois ou três nomes”, afirmou.

*por Mauricio Leiro / Bahia Notícias