Carreta carrregada de farinha tomba Serra do Mutum, colisão à noite trava o trânsito e campanha pela duplicação cresce

Carreta tombou na altura do KM 641. Foto: Blog do Marcos Frahm

E quem precisou circular pela Rodovia Santos Dumont BR-116, principal via que integra Feira de Santana a Vitória da Conquista, as duas principais cidades do interior baiano enfrentou novos transtornos na noite desta terça-feira (16), no trecho que compreende os municípios de Jaguaquara e Jequié, no Sudoeste baiano.

Na madrugada, uma carreta transportando um carregamento de farinha havia tombado na altura do KM 641, sem fazer vítima, já que o motorista saiu ileso, mas provocando lentidão na Serra do Mutum durante todo o dia. No início da noite, no KM 640, uma colisão traseira envolvendo um caminhão provocou a interdição total do trânsito, resultando num longo congestionamento na via, que foi liberada por volta das 20h. Ninguém ficou ferido.

Entretanto, com ou sem vítimas, os acidentes tem ocorrido com frequência na região da Serra do Mutum, revelando cada vez mais a necessidade de duplicação do trecho, um anseio antigo dos moradores da região. Na semana passada, um acidente envolveu pelo menos quatro caminhões, deixou um motorista morto e interrompeu o trânsito na Serra pelo período de 08h.

A luta pela tão esperada duplicação da BR-116 tem ganhado importantes aliados nos últimos meses. Além de lideranças políticas, foi lançada pelo Rotary Club de Jequié-Norte uma campanha que busca o engajamento de outros segmentos da sociedade civil organizada e da comunidade regional em geral, objetivando cobrar da Concessionária Via Bahia os investimentos necessários para garantir aos seus usuários, uma estrada segura, viagens tranquilas e redução de tragédias no trânsito.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié aderiu à campanha, que vem sendo amplamente destacada nas redes sociais. Estudantes e profissionais de saúde que residem em cidades adjacentes e que se deslocam à Jequié diariamente adotam o mesmo discurso na Interne, ‘’duplicação já’’.