Carga com 30 mil comprimidos de Ivermectina é apreendida pela PRF em Itaberaba

Foram descobertas 7.230 caixas do remédio. Foto: Divulgação

Uma carga irregular de 30 mil comprimidos de Ivermectina foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite da última quinta-feira (30). O flagrante aconteceu no Km-230 da BR-242, trecho de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.

Segundo o portal G1, o condutor e um passageiro de um carro receberam ordem de parada. A PRF afirma que policiais perceberam nervosismo dos dois e fizeram uma busca no veículo. Durante a vistoria, foram descobertas 7.230 caixas do medicamento. Ao ser solicitada a documentação legal para o transporte da carga, o motorista entregou uma nota fiscal com dados divergentes do material. O número de lote e data de fabricação dos medicamentos também não condiziam com o descrito na nota apresentada.

Os homens contaram que buscaram a mercadoria na cidade de Barreiras, no Oeste baiano, a pedido de um caminhoneiro e estavam vendendo os remédios fracionados a farmácias durante a viagem. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência e vão responder pelo caso no Juizado Especial Criminal. Já os comprimidos devem ser entregues a Vigilância Sanitária.

A ivermectina é prescrita para verminoses mas teve aumento na procura por parte de pessoas que acreditam que o medicamento pode combater a Covid-19. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que não há comprovação científica de eficácia do medicamento contra o novo coronavírus.