Campanha realizada por Grupo de Tumores alerta para prevenção de cinco tipos de cânceres ginecológicos

Realizada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), a campanha Setembro em Flor busca sensibilizar o público feminino sobre os cinco tipos de cânceres ginecológicos. A ação visa incentivar a realização do exame papanicolau e a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Nos dias 15 e 19 deste mês, a campanha terá a adesão em Salvador da Clínica AMO. Nesta quinta-feira (15), pela manhã, uma blitz de conscientização será realizada nas unidades da Barra, do Hospital da Bahia (HBA) e de Medicina Diagnóstica (AMD – Rio Vermelho). No dia 19, também pela manhã, a ação acontece na unidade Casarão (Rio Vermelho), no Hospital da Bahia e no SIM – Serviços Integrados em Medicina (Liberdade).

”É extremamente importante chamar a atenção para a importância da prevenção, sobretudo quando se fala em câncer de colo de útero, intimamente ligado a infecções persistentes por tipos oncogênicos do HPV, contra o qual há vacina para meninas e meninos disponível também no SUS”, reforça a ginecologista da Clínica AMO, Ana Gabriela Travassos.

A especialista chama a atenção ainda para a importância de consultas regulares com o ginecologista, o que inclui a realização do Papanicolau, que pode detectar lesões pré-malignas. ”O exame é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos sem alterações”, disse.