Câmara de Planaltino aprova reajuste no salário dos professores de apenas 10,18%, abaixo do Piso

A Câmara Municipal de Planaltino aprovou, sem dificuldades, um projeto de Lei encaminhado à Casa Legislativa pelo Poder Executivo reajustando o salário dos professores em apenas 10,18%, abaixo do Piso Nacional determinado pelo Governo Federal, de 33,24%.

Com maioria na Câmara, o prefeito Ronaldo Lisboa, Romi (PL) conseguiu emplacar o projeto aprovado por 5 votos 3. Antes da votação circulou na cidade em nome da categoria uma carta que pedia esclarecimentos e posicionamento dos vereadores quanto ao projeto do Executivo, mas o manifesto não foi suficiente para convencer a maioria, que optou pela aprovação da proposta, que de acordo com a APLB local teria sido aceita pela maioria dos docentes.

Segundo o Blog Itiruçu Online, apenas três edis, Gerson Paulo, Roque Edmilson e Dunga de Campinhos se posicionaram contrários e foram votos vencidos. O não cumprimento do Piso, sob alegação de ”impacto financeiro” nos cofres públicos vinha sendo sinalizado por vários gestores do Vale do Jiquiriçá, inclusive em reuniões das quais o prefeito de Planaltino participou, promovidas pela diretoria do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá. Entretanto, grande parte dos gestores que integram a entidade já anuncia o cumprimento do Piso, concedendo os 33,24%.