BN/ Paraná Pesquisas: ACM Neto e Bruno Reis são mais lembrados em pesquisa espontânea

ACM e Bruno são mais lembrados em pesquisa. Foto: Rede social

Para além dos cenários estimulados, quando potenciais nomes são citados na corrida eleitoral, o levantamento sobre a disputa eleitoral em Salvador, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, testou também a pesquisa espontânea, quando o próprio eleitor pode indicar quem votaria. Nesse cenário, o ex-prefeito ACM Neto (União) é o mais lembrado, seguido com relativa proximidade pelo atual gestor, Bruno Reis (União).

Quando não são apresentados os nomes, ACM Neto foi citado por 15,5% dos entrevistados, enquanto Bruno Reis foi lembrado por 11,6%. Aparece com mais de 1% apenas o ex-deputado federal João Roma (PL), que foi candidato a governador em 2022. Os demais nomes não atingem 1% das intenções de voto: Geraldo Jr. (MDB) é lembrado por 0,9%; Lídice da Mata (PSB) por 0,5%, Olívia Santana (PCdoB) por 0,4%; Antonio Brito (PSD) e Guilherme Bellintani (sem partido) por 0,1% cada um. Outros nomes somaram apenas 0,5%.

Nesse cenário, 60,7% não souberam ou não responderam, enquanto 8,6%  indicaram votar branco, nulo ou nenhum.

Bruno Reis lidera corrida pela prefeitura de Salvador

Atual prefeito e candidato não declarado à reeleição, Bruno Reis (União) é quem melhor pontua na corrida pela prefeitura de Salvador em 2024, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias. O gestor da capital baiana tem quase quatro vezes mais intenções de voto que a segunda colocada, a deputada Lídice da Mata (PSB). O instituto ainda testou ACM Neto (União) voltando a disputar o Palácio Thomé de Souza, em substituição a Bruno Reis, e o ex-prefeito tem um percentual de votos ainda maior.

Em um cenário ainda pulverizado, mas com a presença de Bruno Reis, o prefeito aparece com 38,1% das intenções de voto, seguido por Lídice com 10,2%. Todos os demais aparecem praticamente empatados dentro da margem de erro, de 3,5%. João Roma (PL) foi citado por 7% dos eleitores; Olívia Santana (PCdoB) por 6,6%, Geraldo Jr. (MDB) por 4,5%, Bacelar (PV) por 3,1%. Completam a lista: Antonio Brito (PSD) com 2,6%; João Henrique (PDT), 2,5%; Guilherme Bellintani (sem partido), 2,2%, Maria Marighella (PT), 1,9%; e Zé Trindade (PSB), 0,7%.

Não souberam ou não responderam somam 4,7% e 15,9% afirmaram que votariam em branco nulo ou preferiam não votar em qualquer um dos nomes citados.