Bispo propõe o fim de bebidas alcoólicas nas festas de padroeiros na Diocese de Jequié

Bispo diocesano, dom José Ruy. Foto: Blog Marcos Frahm
Bispo diocesano, dom José Ruy Lopes. Foto: Blog Marcos Frahm

Em documento ao clero, o bispo diocesano, dom José Ruy, decidiu, ”depois de muito escutar”, encaminhar o pedido aos párocos, religiosos e religiosas, leigos e leigas da Diocese de Jequié, no sentido de ”iniciar uma caminhada de conscientização das comunidades a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas festas de padroeiros, eventos de pastorais e movimentos promovidos em nome da Igreja e de suas paróquias e comunidades”. Segundo o site Jequié e Região, um documento sobre a decisão foi divulgado e, em sua firme e acertada determinação, o bispo ressalva que o povo brasileiro é alegre e gosta de festas e que estas expressam a alegria de estar junto, a amizade e a fraternidade e que, além disso, em algumas comunidades, a festa se tornou tradição celebrada há muitos anos. ”As festas em honra aos padroeiros são uma riqueza imensa! A alegria do cristão não é artificial. Ela vem de dentro, do encontro do seu coração com o Amor Misericordioso de Cristo. Desta experiência vem a alegria do encontro com os Irmãos e Irmãs”, destaca.

CONTRATESTEMUNHO

Em seguida, dom Ruy faz outra importante observação para justificar sua decisão, qual seja: ”temos visto crescer o consumo de bebidas alcoólicas em nossas festas e que se tornam um contratestemunho, pois, prejudicam irmãos portadores da doença do alcoolismo, destroem o todo o trabalho da pastoral da sobriedade, envergonham as famílias, dão mau exemplo para jovens e adolescentes, hoje cada vez mais cedo usuários de álcool. Estragam o ambiente da festa com palavrões, obscenidades e até violência”. E acrescentou: ”Há motoristas que saem da festa embriagados, pondo em risco a vida e a imagem pública da Igreja. A infração da lei 11.705 do Código de Trânsito Brasileiro não é apenas um delito. O seu descumprimento resulta tantas vezes em sofrimento e dor para tantas famílias vitimadas”. O Documento de Aparecida nos convida a abandonar com coragem as estruturas e práticas que não são evangelizadoras. O Evangelho adverte: “Cuidado com a embriaguez!” (Lc 21,34). E São Paulo aos Efésios recomenda: ”Não vos embriagueis!” (Ef 5,18).

“NOVA PRÁTICA LIBERTADORA”

O bispo diocesano destaca ainda que ”como Pai e Pastor desse rebanho do Povo de Deus que está nesta Diocese de Jequié, por quem responderei diante do Senhor, cheio de amor paterno e zelo pastoral, venho, veementemente vos exortar a essa “conversão pastoral”, conforme o documento 104 da CNBB, a uma nova prática libertadora. Com meu reconhecimento e agradecimento por esta colaboração, saúdo e imploro bênçãos para todos”, conclui dom José Ruy G. Lopes.