Ausente no debate da TVE, ACM Neto é alvo de críticas dos seus adversários

Debate na TV acontece sem ACM Neto. Paulo M. Azevedo
Debate na TV acontece sem ACM Neto. Paulo M. Azevedo

Marcado por críticas à gestão do atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o debate realizado na noite desta quinta-feira (22/9) pela TV Educadora teve a presença dos candidatos Alice Portugal (PCdoB), Célia Sacramento (Cláudio Silva (PP), Da Luz (PRTB), Fábio Nogueira (PSOL) e Pastor Sargento Isidório (PDT). Com mediação do jornalista Bob Fernandes, desde o primeiro bloco, até mesmo nas apresentações de propostas dos candidatos, o debate se pautou em ataques e poucas proposições, segundo publicação do site Metro1.

Sempre campeão nos índices eleitorais de rejeição, o candidato Da Luz, ao contrário do seu nome, não foi claro ao apresentar propostas e quase plagiou o jingle do prefeito, ao cantarolar que iria ”fazer o que ele não fez”, caso fosse eleito. Convicto de que, em caso de reeleição, Neto deixará a prefeitura nas mãos do seu vice para tentar as eleições do Governo do Estado, ele declarou: ”estão querendo eleger um prefeito com data de validade vencida”.

Através de pergunta gravada em vídeo, Mário Kértesz perguntou aos candidatos presentes sobre uma proposta clara de melhoria no transporte e mobilidade da cidade. Chamando o prefeito de ”tranca-rua miserável”, Isidório afirmou que Salvador é a ”pior capital no que tange a mobilidade urbana”. ”Todo mundo sabe que havia um metrô calça-curta, que passou mais de 14 anos com dinheiro desviado pelo grupo que todo mundo sabe. O governador tirou isso do papel e, em menos de dois anos botou para andar, já passando do CAB e chegando em Lauro de Freitas”, disse ele.

”Temos uma passarela que de hoje que o governo queria estar fazendo. Esse tranca-rua miserável que está em Salvador vai acabar. Eu não sou criança. Se o governador me chamou para disputar a eleição para prefeito, é porque ele está disposto a ajudar”, completou Isidório.O candidato ainda mandou um recado para o atual prefeito. ”Nos vemos no segundo turno, faraó”, olhando para a cadeira vazia de Neto.

Elencando a saúde e o trabalho como prioridades em sua gestão, Alice Portugal criticou as intervenções realizadas no mandato de ACM Neto, nomeando-as como ‘obras de maquiagem” e afirmando que algumas delas ”embelezam com gosto duvidoso”. A candidata do PCdoB teceu elogios aos projetos do metrô e ao governador Rui Costa, o ”parceiro da cidade”, segundo ela.

Entretanto, o posicionamento não foi o mesmo adotado pelo candidato Fábio Nogueira, que divergiu da comunista sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Com falas iniciadas através do protesto ‘primeiramente, fora, Temer”, o representante do PSOL criticou a especulação imobiliária, o transporte público e a falta de ‘prioridades” da gestão do atual prefeito.

Célia Sacramento fez questão de retomar o seu discurso de ”rejeitada”, gastando o seu tempo de resposta para falar mal do atual prefeito, que não teria sido ”transparente” por lhe avisar sobre a escolha de Bruno Reis como seu vice. “12 horas antes da convenção e disse: ‘É, Célia. Vai ser Bruno Reis’ Lá no meu bairro, isso seria coisa de covarde. Mas ele é da elite, né? Essa coisa de ter ficado tão em cima, não tive tempo de fazer coligação”, declarou.