Atual corregedor do CNJ, Humberto Martins é eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça

Martins é alagoano, formado em Direito e Administração. Foto: STJ

em sessão por videoconferência, o pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu por aclamação atual corregedor da corte, ministro Humberto Martins, para presidencial do tribunal no biênio 2020-22. O ministro Jorge Mussi para os exercerá a vice-presidência. Os dois também assumirão o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Na mesma sessão, o pleno escolheu​ Maria Thereza de Assis Moura para o cargo de corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também foram eleitos o ministro Og Fernandes para diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o ministro Benedito Gonçalves para diretor da Revista do STJ. Todos foram escolhidos por aclamação.

Nascido em Maceió (AL), o novo presidente é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.Martins foi promotor de justiça adjunto até 1982 e exerceu a advocacia até 2002, quando ocupou o posto de procurador do estado de Alagoas.

No mesmo ano, virou desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio do quinto constitucional. Humberto Martins tomou posse no STJ em 2006.