Atraso em reformas compromete volta às aulas em Jequié e vereadores vão ao Ministério Público

Vereadores fazem visitas surpresas em escolas. Fotos: Divulgação

Com o intuito de sentir de perto as necessidades da rede municipal de ensino e exercer o papel fiscalizador, inerente a sua função, um grupo de vereadores fez visitas surpresas a estabelecimentos de ensino em Jequié, nesta terça-feira (27), onde obras de reforma ainda não foram concluídas, comprometendo o retorno as aulas. Os vereadores: Ramon Fernandes, Régis Silva e Joaquim Caíres foram ao Centro Educacional Presidente Médici e ao Centro Educacional Simões Filho, no bairro Joaquim Romão, revelando terem sido sensibilizados pelo descontentamento da comunidade residente na localidade com a morosidade nas obras de reforma, que já deveriam ter sido concluídas, mas causam transtornos pelo atraso. Segundo Régis Silva, as aulas do ano letivo de 2018 no Presidente Médici ainda não foram iniciadas, por causa de atraso na conclusão das obras.

Obras no Presidente Médici deixam mais de 1 mil alunos sem aulas

O vereador Régis critica o atraso e diz que cerca de 1.227 estudantes do Ensino Médio estão fora das salas de aulas em razão da reforma na instituição. ”Ficamos muito preocupados com o que acompanhamos nessas escolas e esse atraso pode comprometer o desempenho escolar dos estudantes. É complicado elas ficarem quase 2 meses só em casa quando poderiam estar estudando. E quanto a reforma, ela não esta tendo o acompanhamento da prefeitura, pois até piso sendo inserido de forma contrária encontramos. Mas vamos torcer para que os serviços sejam logo concluídos, apesar de que não há previsão para o início das aulas. Queremos destacar o empenho da direção do Médici, que ajuda nas obras, mas não pode começar as aulas por causa de obras mal planejadas, sem placa indicativa e sem produtos de qualidade na aplicabilidade dos recursos. Só em dezembro de 2017 nós aprovamos um crédito de R$ 47 milhões para investimentos na educação”, lamentou. No Simões Filho, as aulas acontecem em meio as obras.

Obras ocorrem em meio a obras, no Centro Educacional Simões Filho

Já Ramon Fernandes relembra que Jequié foi contemplada com recursos da ordem de R$ 200 milhões dos precatórios do Fundeb para reforma e construção de escolas ”e a aplicação desses recursos nos causam a sensação de que nada será deixado de legado para o nosso município”. O edil criticou também o material utilizado nas obras. ”Além disso, por causa do atraso, os pais estão desanimados, pensando em transferir seus filhos. É de se espantar a péssima qualidade do material utilizado nessas obras, o que leva-nos a reflexão sobre a aplicação dos recursos”, completou. Os vereadores da minoria na Câmara de Jequié prometem protocolar hoje, quarta-feira (28), uma denúncia no Ministério Público em relação a situação das reformas. O atraso nas obras tem mobilizado também representantes  da APLB Sindicato e do Conselho Municipal de Educação.