Atraso de salários é problema de várias prefeituras, diz prefeito de Jaguaquara

O prefeito Giuliano Martinelli (PP), quebrou o silêncio nesta quinta-feira (17) e falou na Rádio Povo AM sobre a incômoda situação que enfrenta de atraso de salários de servidores que foi herdada do seu aliado e último prefeito de Jaguaquara, Ademir Moreira. Giuliano, porém, se explicou dizendo que o seu antecessor não deixou o problema aumentar de propósito e que a realidade de falta de caixa é um problema que ocorre em diversas prefeituras do estado atualmente. ”Várias prefeituras estão enfrentando dificuldades, a de Jaguaquara também. Eu nunca disse que não iríamos pagar o salário dos servidores. O salário de dezembro vai ser pago sim, mas nós precisamos primeiro pagar o salário do mês de janeiro, que é da minha responsabilidade”, afirmou. 

O prefeito destacou ainda que, a sua primeira missão, após efetuar o pagamento do primeiro mês de gestão, é fazer uma análise minuciosa dos gastos significativos com a folha de pagamento da prefeitura, para depois viabilizar o pagamento parcelado do mês de dezembro. As dificuldades fizeram com que o Sindicato dos Servidores Públicos de Jaguaquara (SINDSERJ) fizesse fortes protestos contra a situação de falta de pagamento e o prefeito afirma que esteve na sede da entidade para pedir paciência e no final do mês negociar os débitos, mas a idéia não foi bem recebida pelos sindicalistas e trabalhadores. ”Eu estive no sindicato, sentei com a própria presidente, na presença do vereador Nildo Pirôpo, conversei com os garis e fiz questão de explicar para eles a situação da prefeitura, mas eu acho que está havendo falta de compreensão e politicagem por parte do sindicato. Essa dificuldade não afeta só Jaguaquara não, existem prefeituras que estão em situação bem pior”, comentou. Para Martinelli, ainda não há necessidade de paralisar os serviços públicos para fazer manifesto. ”A limpeza pública era muito questionada no município e hoje já está com outra cara, mas se esse serviço para, como é que a cidade fica? Lugar de fazer reivindicação é lá no gabinete do prefeito, onde eu estou atendo das 6h da manhã às 10h da noite”, enfatizou.

Já o ex-prefeito, que acompanhava o novo mandatário na entrevista, aproveitou para pedir desculpas aos servidores e jogou a culpa no Governo Federal. “O governo não contribuiu para livrar as prefeituras dessas dificuldades. Nós não podemos esquecer que a redução do IPI, uma decisão política da presidente Dilma, que manda para os municípios uma pequena verba, edeixou os prefeitos nessa situação difícil”, lamentou Ademir Moreira, ao desejar ao novo gestor um trabalho mais fácil.

Fotos: Blog Marcos Frahm