Articulação de Lira por 3º mandato deve reaquecer nova recondução de Adolfo na Assembleia Legislativa da Bahia; entenda

Deputados Ivana Bastos e Adolfo Menezes, presidente da AL-BA. Foto: Reprodução

A promessa de que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) debaterá a sucessão na presidência apenas no final do ano que vem (reveja aqui) pode não se concretizar. A próxima semana, pós-feriado, deve ser marcada com a retomada do debate para um eventual terceiro mandato de Adolfo Menezes (PSD) na Casa.

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias com interlocutores da Casa, o debate será retomado após o feriado, na próxima semana. Apesar do retorno da pauta, a ”saída” para o terceiro mandato ainda não está definida. O entendimento é que a permanência de Menezes é inevitável, dentre as possibilidades apresentadas para a AL-BA.

A movimentação para uma possível reeleição de Arthur Lira (PP) na direção da Câmara dos Deputados se daria com um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) e todo o processo deve baseado no amplo apoio recebido por Lira na Câmara (reveja mais). A reeleição também “seguraria” o avançar do União Brasil como partido, já que o senador Davi Alcolumbre (União), que já foi presidente do Senado, se articula para suceder Rodrigo Pacheco (PSD), que já possui uma reeleição.

Uma das saídas pensadas é a apresentação de um projeto no âmbito da Bahia, tramitando pela AL-BA, viabilizando a possibilidade para Adolfo permanecer mais dois anos. Porém a avaliação de aliados de Adolfo é que o movimento terá o reforço por Brasília. Uma eventual ”forçada de barra” também não estaria descartada, com a judicialização do processo baiano, permitindo a eleição e arrastando o debate para a seara jurídica – em moldes similares ao adotado na Câmara de Salvador, quando reelegeu Geraldo Jr. (MDB) para um terceiro mandato à frente dos vereadores.

O Bahia Notícias já havia revelado que a antecipação do debate para o sucessor de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara dos Deputados pode ter um plano de fundo diferenciado. A ação de ”cacifar” o deputado federal Elmar Nascimento (União) como eventual sucessor escoaria em uma estratégia de Lira para o pleito de 2025.

Interlocutores em Brasília da cúpula do PP avaliam que uma ”manobra” poderia ocorrer para a disputa. A ideia seria ”lançar” Elmar Nascimento como nome forte para o pleito, mas já pensando em retomar o debate sobre o terceiro mandato consecutivo. O ato seria avaliado como possível por aliados e a tese já circulava como eventual saída para Lira.

CENÁRIO DA DISPUTA

Na AL-BA, o cenário para a reeleição de Adolfo é visto como ”tranquilo” com relação ao apoio dos pares. Apesar disso, a questão seria viabilizar legalmente. Em 2021, o então presidente Nelson Leal (PP) tentou se viabilizar em um movimento similar, mas acabou recuando após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) impedir reconduções dentro de uma mesma legislatura. Todavia, o próprio STF adotou novas jurisprudências desde então.

Para além da viabilidade jurídica, o atual presidente tem indicado que só será candidato à liderança da Casa nas eleições de 2025 se houver um acordo geral entre o governo do Estado e os líderes. ”Só se houver um acordo geral com o governador e os líderes. Não sou de atropelar, a vida acontece na hora de Deus, já tenho a honra de atuar na presidência da Assembleia por duas vezes, coisa que nunca esperava. Eu acho difícil”, declarou ao Bahia Notícias.

Apesar disso, como principais adversários na disputa estão Ivana Bastos (PSD) e Rosemberg (PT), o panorama é analisado como positivo. Interlocutores da AL-BA sinalizaram ao Bahia Notícias que ambos contariam com certa ”rejeição”, por motivos distintos. Ivana teria ”pouco apoio” dentro da AL-BA, ficando mais distante do posto. Já Rosemberg sofreria a rejeição por ser integrante do PT, inviabilizando a chegada à presidência por conta da ”isenção” no posto. *Bahia Notícias