”Arthur Lira não ficaria contra mim”, afirma Antônio Brito durante entrevista sobre presidência da Câmara dos Deputados

Antonio Brito com os jornalistas Leo Almeida e Fernando Duarte

Ainda que a maré indique que o momento é mais favorável ao deputado federal Elmar Nascimento (União), fiel escudeiro do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), o deputado federal Antônio Brito (PSD) não descarta a possibilidade de entrar no páreo na disputa pela presidência da câmara baixa do Congresso Nacional.

O que o credencia, em um cenário com eventual candidatura dupla ou tripla, é a relação classificada por ele como ”excelente” com o presidente da Casa. Ainda de acordo com Brito, o fato de o PSD ter sido o primeiro partido a apoiar Arthur Lira, em 2021, em uma articulação capitaneada pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, também deve ser levada em conta.

”O presidente Kassab chamou a nós, o líder na época era o Diego Andrade, eu era o primeiro vice-líder, e nisso chamou o Arthur numa sala, no próprio PSD, e disse nós vamos apoiar o Arthur Lira”, contou em entrevista ao Projeto Prisma, do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (24).

Sobre a disputa, o líder do bloco MDB, PSD, Podemos, Republicanos e PSC, rechaçou a possibilidade de duelar com Elmar Nascimento. ”Eu não serei adversário jamais do Elmar. Vamos concorrer em posições diferenciadas, em campos opostos, mas isso não inviabiliza o debate”, frisou.

Na entrevista, Brito também lembrou que, em um passado não muito distante, ele era chamado de ”líder dos líderes” pelo presidente Arthur Lira, o que só reforça sua influência junto ao mandatário.

”O líder que dá o primeiro passo com Kassab, o líder que está colado com ele, o líder que vai a 17 eventos contados. Então, eu não posso imaginar que, se um dia o meu partido, os partidos aliados, se um dia for essa a vontade, que o Arthur ficaria contra mim. Eu acho que não”, previu.

REPUBLICANOS

O embarque do Republicanos no governo Lula, com objetivo de ampliar a base no Congresso, mesmo ainda não oficializada, coloca em evidência o nome do presidente da legenda, Marcos Pereira (SP), que já ensaia uma candidatura.

Na avaliação de Antônio Brito, Marcos Pereira tem sido um aliado importante nesse processo, tanto como vice do Rodrigo Maia, quanto como vice de Arthur Lira. ”O Marco é um nome importante neste jogo”, reiterou.