Após aposentadoria, cão K9 Holmer da PRF é recepcionado com alegria em seu novo lar

No início da noite de ontem (15), o Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF Bahia, realizou a entrega do cão policial Holmer a seu novo lar, localizado em uma propriedade rural no município de Santa Terezinha, na região do Piemonte do Paraguaçu.

O cão farejador K9 Holmer, especialista no faro de armas e drogas, ingressou no GOC BA em abril 2018 e participou de diversas operações, entre elas integrou as equipes de policiamento e fiscalização durante o evento sul-americano da Copa América 2019.

Recentemente, o cão foi diagnosticado com uma enfermidade que comprometeu seu sistema de saúde. Passou por um longo período de tratamento e apresentou melhora significativa, porém não recuperou totalmente a vitalidade para o trabalho policial, sendo necessária sua aposentadoria com apenas 4 anos de idade.

Já distante da rotina de treinos e operações, Holmer continuou aos cuidados dos policiais do GOC BA e teve início os procedimentos de adoção, seguindo critérios que comprovassem proporcionar qualidade de vida ao animal.

Uma nova família foi escolhida e o cão passou aos cuidados dos seus tutores. Seu novo lar fica situado em uma ampla propriedade rural onde já residem 30 cães, todos vivendo em harmonia e bem tratados, no que tange à alimentação, a saúde, aos cuidados veterinários, mas, principalmente ao amor e atenção dos seus cuidadores.

Como parte do processo de adoção, visitas regulares a Holmer estão programadas e serão realizadas com frequência pelos policiais do GOC-BA, até a completa ambientação do cão à nova casa.

Ao final, o PRF Mato Grosso, guia de Holmer, fez uma apresentação e simulação, demonstrando a obediência e as habilidades do cão. Em seguida, foi o momento da despedida do companheiro, um gesto silencioso e singelo que emocionou a todos os presentes.