Apoio presidencial, autodeclaração e irritação de ACM Neto dominaram bloco de debate na TV Bahia

Candidatos se enfrentam em debate. Foto: Romilson Santos / TV Bahia

A polêmica sobre a autodeclaração de ACM Neto (União) como pardo dominou o terceiro bloco do debate entre os candidatos ao Governo da Bahia promovida pela TV Bahia nesta terça-feira (28).

O ex-prefeito de Salvador teve um direito de resposta concedido contra João Roma (PL) que o acusou de ser ”afroconveniente”.  ”Quero dizer que me autodeclarei pardo porque é assim que me vejo. Assim como em 2016 quando ele era meu chefe de gabinete, me apoiava em tudo, já tinha me autodeclarado pardo e naquela época não tinha fundo eleitoral. Não me declarei pardo para me beneficiar de nada. Além de tudo, pode ir lá no Instituo Pedro Mello que emite o documento de identidade. Não é autodeclaração, eles que fizeram e estou lá como pardo. Lamento que o João Roma do passado tenha realmente sumido e agora a gente vê um candidato raivoso aqui na televisão”, disparou Neto contra o ex-aliado.

Porém, logo em seguida, o candidato do União Brasil tomou um investida de Kleber Rosa (PSOL)  a quem direcionou uma pergunta, novamente, sobre educação. O psolista não respondeu e trouxe o assunto da autodeclaração mais uma vez ao debate.

”Eu não posso dizer que sou branco e dizer que é assim que me vejo. Eu não tenho a opção de me passar como branco. O senhor deveria ler um pouco mais sobre questões raciais no Brasil […] É necessário refletir sobre isso. Queria que o senhor tivesse a oportunidade de reconhecer o erro e recuar da sua posição”, disse Rosa.

Em sua defesa, Neto afirmou que se encaixa nos critérios estabelecidos pelo IBGE  e que fez politicas públicas de inclusão racial com cotas na administração e de combate ao racismo institucional na época em que era prefeito da capital baiana.

DISPUTA PRESIDENCIAL

Outro assunto abordado pelos candidatos foi a disputa presidencial. Jerônimo Rodrigues (PT) perguntou para Roma a falta que faz um apoio de um presidente alinhado ao Governo da Bahia, numa clara provocação a Neto, que não declarou apoio a nenhum presidenciável.

”O que fica claro na Bahia é o seguinte: um candidato que só quer mamar nas tetas do governo e fica atacando o presidente e não coloca o braço na seringa. Como é que ele quer o apoio do presidente Bolsonaro? Essa fala que votar no candidato ACM Neto era tirar o PT, é trocar 6 por meia dúzia.”, disse Roma.

”Ele bate em um e em outro. É oportunnismo politico. Disse que Lula era mulata de Jerônimo. Não existe governar com qualquer um”, acrescentou Jerônimo.

IRRITAÇÃO DE NETO

O candidato ACM Neto reclamou sobre a estratégia adotado pelos adversários, que claramente, buscaram isolá-lo no debate.

”Eles pediram um debate, mas o candidato jerônimo chegou a me desafiar, mas ele não topou, agora ninguém  pergunta para mim, com medo de me permitir sobre as propostas e os projetos que tenho para o futuro da Bahia”, disse Neto. Com informações do site Bahia Notícias