Apagão foi causado por falha técnica, diz Rui Costa; ”Estamos buscando as causas desse apagão. Não há razão para esse apagão

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o apagão que atingiu o Brasil na terça-feira (15) foi causado por ”falha técnica”. A declaração foi feita durante o programa ”Bom dia, Ministro”, do CanalGov, nesta quarta (16).

Segundo Rui, o governo tem cobrado urgência para saber o que causou o apagão e enfatiza que não há razão para o colapso porque há sobra de energia no país.

”Estamos buscando as causas desse apagão. Não há razão para esse apagão. A gente tinha mais demanda de energia do que oferta. Não é o caso neste momento. Foi um erro técnico. Uma falha técnica. Espero que possamos dizer o mais rápido possível para a sociedade o que aconteceu”, disse o ministro.

A falta de energia afetou 25 estados e o Distrito Federal. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que um evento como o ocorrido ontem é um fenômeno extremamente raro e só observado com a ocorrência de dois eventos concomitantes.

O titular da pasta defendeu a robustez do sistema elétrico brasileiro salientando que os reservatórios estão cheios e afirmando que os eventos não estão ligados a falhas de planejamento. Ele disse que, como houve atos de sabotagem no início do ano, pedirá a apuração de órgãos como a Polícia Federal para se certificar que os incidentes de terça não tenham ocorrido por ação proposital.

”O que aconteceu hoje, é importante dizer, é extremamente raro, e absolutamente nada tem a ver com o planejamento do sistema e a geração de energia”, afirmou. Com informações do Bahia Notícias