Antonio Brito critica rompimento do ex-prefeito de Jaguaquara com Leão e relembra entrega de hospital

Brito alfineta Martinelli sobre lealdade na política. Foto: Divulgação

Não é mais novidade que o ex-prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP), que voltou á cena política nos últimos dias, contrariou o agora seu ex-padrinho político, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), ao declarar apoio antecipado ao ex-prefeito de Salvador e virtual candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (DEM).

A insatisfação de Martinelli com o grupo de Leão, liderado na região pelo presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocà (PP) ficou explícita em palavras ditas nos últimos dias pelo ex-prefeito da maior cidade do Vale do Jiquiriçá.

A avaliação da postura de Giuliano é feita por políticos prós e contras ao ex-prefeito. Uns dizem que a decisão de aderir ao projeto de Neto foi acertada, outros dizem ter sido um tiro no pé.

Para o deputado federal Antonio Brito, líder nacional do PSD, seguir no PP, independente de arestas de Martinelli com o governador Rui Costa (PT) era questão de lealdade, pela relação que Giuliano tinha com Leão, que o chamava de meu filho.

Brito ainda citou a inauguração da duplicação do Hospital Municipal de Jaguaquara, entregue no dia (13) de novembro, 48h antes da votação em 2020, que terminou com a sogra do irmão do então prefeito Giuliano, Edione Agostinone (PP), sendo eleita prefeita com 58 votos de diferença para o 2º colocado no pleito, o ex-presidente da Câmara Raimundo do Caldo (PSD), o que teria influenciado diretamente no processo eleitoral, conforme avalia o deputado.

Governo satisfez Giuliano ao entregar hospital às vésperas da eleição

Segundo o deputado, quem teria motivos para se posicionar contra o governador seria o grupo de oposição em Jaguaquara, em face de Rui ter autorizado à época o vice-governador e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a participarem da cerimônia de entrega do Hospital para satisfazer Giuliano, que sete meses depois resolve se declarar opositor do Governo Estadual no Município. ”A nossa posição é na liderança do senador Otto Alencar e somos aliados do governador Rui Costa. Nós temos lado e não mudados de lado. Se o candidato for Otto, estaremos com ele, mas se for Jaques Wagner, que fez um brilhante governo, também estaremos com ele. Conversei muito com Raimundo e vejam: Raimundo poderia estar triste, porque, por uma circunstância ou outra, poderíamos dizer, pois 58 votos é muito pouco,  que até uma inauguração de hospital ocorrida há dias da eleição pode ter mudado o resultado da eleição em Jaguaquara. Mas Raimundo disse que: — seguiremos a posição sua, do PSD e seguiremos a orientação do governador Rui Costa —. Eu fiquei surpreso ao saber que o Giuliano apoiará ACM Neto. Imaginem”, afirmou Brito em entrevista a Rádio Povo de Jaguaquara, na sexta-feira (11).