Agentes Comunitários de Saúde param em Jaguaquara

Os Agentes Comunitários de Saúde que atuam no município de Jaguaquara decidiram paralisar as suas atividades, hoje e amanhã, segunda (11) e terça (12). Os profissionais aderiram à IV Vigilância Nacional da Categoria, que luta pela aprovação de um novo piso salarial. Por volta das 10h de hoje, dezenas de Agentes Comunitários colocaram o ”bloco na rua” e seguiram em passeata até o prédio-sede da Prefeitura de Jaguaquara, na Praça JJ-Seabra, como forma de chamar a atenção da população e também para pedir o apoio do prefeito Giuliano Martinelli (PP) no sentido de tentar sensibilizar os deputados aliados para que declarem apoio ao projeto, que tramita na Câmara Federal em Brasília e entra em votação nesta terça.

O líder da categoria em Jaguaquara, ”Gutenberg”, foi recebido pelo prefeito em seu gabinete e conversou sobre o movimento liderado pelo comando nacional, que pede o apoio dos gestores públicos municipais. Aqueles gestores que se posicionarem contrários à aprovação do piso pleiteado devem ser denunciados em veículos de comunicação locais.

Se aprovado, o projeto pode causar um impacto de R$ 2,74 bi, em 2015, aos cofres municipais. Embora apóie a existência do piso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é contrária à proposição por não ter definido a fonte de financiamento da proposta. Ela determina R$ 950, como o valor mínimo a ser pago à categoria.

Fotos: Blog Marcos Frahm