ACM Neto prorroga restrições e diz que capital chegou à fase mais crítica; ”Os números não são confortáveis”

Prefeito ACM Neto. Foto: Valter Pontes/Prefeitura de Salvador

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou na manhã desta sexta-feira (12) que prorrogará por mais sete dias as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus no bairro de São Marcos.

Segundo o prefeito, a decisão ocorre porque o número de casos positivos de Covid-19 no bairro é superior a 30%. Já em Pernambués, as ações chegam ao fim após uma semana de intervenções, o que incluiu a proibição de atividades não essenciais e a aplicação de testes rápidos.

Ao mencionar a possibilidade de um iminente colapso no sistema de saúde, ACM Neto informou que, de um modo geral, a capital vive o seu momento mais crítico da pandemia, apesar da ampliação do número de vagas em hospitais.

Atualmente, as taxas de ocupação de leitos de UTI chegam a 85% nas unidades particulares e 80% no SUS (Sistema Único de Saúde).

”Os números não são confortáveis. Não nos permitem relaxar. Pelo contrário, estamos vivendo a fase mais crítica”, disse o gestor, conforme informações do site bahia.ba, em uma coletiva de imprensa na Ilha de Maré, onde inaugurou um gripário e anunciou ações de enfrentamento à crise sanitária na região.