Fotos: Blog Marcos Frahm
Uma obra de reforma e ampliação do Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, que esta sendo executada através da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, poderá praticamente acabar com a capacidade de estacionamento do Jaguar Clube, no bairro Muritiba. Segundo informes, a obra ainda está em execução na área interna do estabelecimento público de ensino, mas deverá ser estendidas até a área externa para a construção de uma quadra poliesportiva, com campo de futebol society, redes de proteção e alambrado. Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem do BMF, o Virgílio Pereira de Almeida foi construído numa área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, quando o terreno foi doado pelo então prefeito da época – Joaquin Nery [gestor na década de 60], que fez a doação do terreno com 7 mil metros quadrados, mas a construção só ocupou um espaço de 4 mil metros.
Décadas depois, o Estado quer utilizar o espaço que sobrou para construção da quadra poliesportiva, que beneficiará alunos da rede pública estadual, mas prejudicará o estacionamento da antiga entidade. Há outra informação de que a direção do Jaguar já se manifesta contrária à construção da quadra no local, e tenta evitar que a obra seja estendida até a área pública utilizada para estacionamento de veículos de seus sócios, o que já está se tornando quase que inviável.
O Prefeito Ademir Moreira já foi questionado sobre o assunto, alegando que não cabe ao poder público municipal intervir na obra do Estado. A obra de reforma e ampliação do Colégio Virgílio Pereira de Almeida, acontece através da intervenção do Secretário Chefe da Casa Civil, deputado feral Rui Costa (PT). Sendo assim, a mais viável alternativa para tentar impedir a implantação quadra seria uma intervenção do atual representante do governo Wagner no município, o petista Ricardo Leal, junto à SUCAB. Homens que trabalham na obra informaram que já foi feita a demarcação do terreno e que a construção da quadra será iniciada.