Rodrigo Hita ainda busca seu rumo após não ter sucesso nas eleições municipais, quando disputou uma cadeira na Câmara Municipal Salvador (CMS). Antes de disputar o pleito, Hita presidia a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), vinculado ao seu partido PSB, mas o seu retorno à presidência vem encontrando entraves. O seu destino, no final, pode ser a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), sendo assessor do ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB).
De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, a deputada federal e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, que é uma ”madrinha política” de Hita, buscou articular a volta dele à FLEM. Contudo, acabou esbarrando na indicação do secretário Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Angelo Almeida (PSB), que atualmente está na posição. Hita ocupou a presidência da instituição por 4 anos, entre 2020 e 2024.
Agora, o ex-candidato a vereador pode estar a caminho do gabinete de Elmo Vaz, ocupando o cargo de assessor. O gestor é um dos cotados para substituir Leonardo Goés na liderança da Embasa, sendo considerado como favorito, segundo publicado por alguns veículos de imprensa. Sua indicação para ocupar a assessoria poderia ganhar mais força caso seja confirmada a escolha pelo ex-prefeito para o comando da companhia estatal.
Elmo já foi presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), sendo indicado pelo ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT).
Uma fonte indicou à reportagem que Hita, atual primeiro suplente do PSB na CMS, ensaiou realizar uma “manobra” para exercer o mandato de vereador na Câmara de Salvador, mas o edil Sílvio Humberto (PSB), titular da cadeira, não aceitou renunciar a seu espaço no legislativo municipal.
A expectativa para o PSB na eleição de Salvador era conseguir formar uma bancada de dois ou três vereadores, o que acabou não se concretizando. Silvio Humberto foi o único eleito, recebendo 6.904 votos, enquanto Hita somou 5.489. Atualmente, Rodrigo Hita é vice-presidente do diretório estadual do PSB.
Por Mauricio Leiro / Leonardo Almeida / Bahia Notícias