Governador Rui Costa garante que em breve vai anunciar montadora substituta da Ford na Bahia

Rui garante substituta da Ford na Bahia. Foto: Mateus Pereira

O governador Rui Costa garantiu que as negociações estão avançadas para concluir a atração de uma nova montadora de veículos onde antes funcionava a fábrica da Ford de Camaçari e que o anúncio da nova fabricante não deve demorar para acontecer.

”Espero que em breve a gente possa fazer um grande e bom anúncio ao povo da Bahia e do Brasil de uma nova produção de carros na Bahia. As conversas estão adiantadas com investidores que olharam a planta como uma planta extremamente bem localizada, próxima ao porto e com a capacidade técnica extraordinária residente aqui”, comentou Rui durante visita ao Centro de Desenvolvimento de Produtos da Ford, na terça-feira (24) (veja mais aqui).

Em dezembro do ano passado o governador já havia sinalizado para a chegada da substituta da multinacional. Durante inauguração do Hospital Materno Infantil, em Ilhéus, o petista sinalizou que a Bahia estava ”muito perto de poder anunciar uma solução da questão da Ford” (lembre aqui).

A montadora anunciou no início de 2021 o encerramento da produção nas unidades fabris no Brasil, entre elas, a de Camaçari. A fábrica tinha cerca de 4 mil empregados. O fechamento da unidade impactou a economia do estado (reveja aqui).

EMPREGOS

Na visita ao Centro o governador se reuniu com executivos da empresa para debater possibilidades investimentos para a região. Mesmo com a montadora desativada, ao longo dos últimos meses, 500 novos postos de trabalho foram criados no setor de engenharia da fábrica da Ford. A unidade, que é dedicada ao desenvolvimento de projetos globais da multinacional, compõe o complexo tecnológico e industrial Senai Cimatec, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com a ampliação, o centro de engenharia ultrapassou a marca de 1,5 especialistas, que trabalham em parceria com outros profissionais em atividade nos Estados Unidos no desenvolvimento de produtos, patentes, tecnologias e softwares. *Bahia Notícias