Pré-candidato a deputado, Júlio comenta possibilidade de ocupar espaço em Jaguaquara; ”a gente pode disputar”

Júlio deve disputar vaga na Assembleia. Foto: Blog do Marcos Frahm

No último dia (15), a Câmara Municipal de Mutuípe foi palco de uma plenária territorial organizada pelo mandato do deputado federal Jorge Solla (PT). O encontro contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversas regiões, como Vale do Jiquiriçá, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas e Piemonte Paraguaçu.

Durante o evento, que contou com representantes de 31, cidades baianas, Solla anunciou o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), que deixará a Prefeitura de Amargosa no próximo dia (31), depois de emplacar o sucessor Getúlio (PT), como pré-candidato a deputado estadual em 2026. Mesmo antes de ser confirmado como pré-candidato, o nome de Júlio já ventilava nos meios políticos e depois da confirmação ganha força a ideia de que o petista pode ocupar o espaço em Jaguaquara, maior colégio eleitoral do território, com mais de 36 mil eleitores, e que tem como prefeita reeleita uma filiada do partido, Edione Agostinone, que embora não seja militante do PT ganhou a confiança da cúpula do Governo e da legenda ao trocar o PP pelo Partido dos Trabalhadores.

Esses comentários tem causado exercícios diferentes de leitura sobre o processo político e um deles é a aproximação de Júlio com Solla, que já ocupou em Jaguaquara o espaço que era do deputado federal ex-vice-governador João Leão (PP), antes poiado pela prefeita. Num possível acordo,  o PT estaria defendendo a participação de Júlio na Toca da Onça e Edione teria que dividir a fatia de votos para potencializar a candidatura do colega de partido. Eis a questão: Edione tem como estadual aliado o deputado Hassan (PP), para quem ela transferiu 8.698 votos em 2022. Entretanto, Hassan é afilhado político do prefeito de Jequiié, Zé Cocá  (PP), que tem dado mostras de que seguirá na oposição ao PT baiano e é inclusive cogitado para compor a chapa majoritária oposicionista. Questionado pelo Blog do Marcos Frahm sobre a possibilidade entrar em Jaguaquara, Júlio disse que tem espaço para todos. ”Edione é uma querida, temos uma relação muito boa, a gente sabe que ela tem feito um grande trabalho em Jaguaquara, a gente pode disputar espaço sem tomar, necessariamente, o espaço de ninguém. Então, a gente vai dialogando, construindo a candidatura e aonde tiver espaço a gente vai naturalmente entrando”, respondeu.