A Bahia elegeu, no último dia 6 de outubro, os prefeitos e prefeitas para 416 municípios do estado. De idades variadas, os gestores eleitos possuem em média 39 anos e oito meses, de acordo com levantamento realizado pelo Bahia Notícias.
No estado, o prefeito mais novo ainda é o gestor de Tucano, no Nordeste baiano, Ricardo Maia Filho (MDB), que foi reeleito na cidade. Ricardo possui 25 anos, sendo o mais novo. Ele já tinha tido o título quando foi eleito pela primeira vez, em 2020. A diferença para o prefeito mais velho do estado é de 54 anos. O prefeito mais velho da Bahia é o gestor de Caculé, Pedrão (PSB), que possui 79 anos até o momento do resultado da eleição.
O BN já havia divulgado o número de mulheres eleitas, sendo 60 prefeitas confirmadas nas urnas, na Bahia, nestas eleições municipais de 2024. No pleito de 2020, 54 prefeitas saíram vitoriosas, representando um aumento de seis prefeituras no estado entre as mandatárias, uma evolução de 11% em relação ao pleito anterior.
O levantamento completo com a divisão das prefeituras por alinhamento governista ou de oposição, entre os partidos que disputaram o pleito e como ficou o cenário completo da disputa municipal de 2024 também consta no Bahia Notícias.