O resultado das urnas nas eleições municipais de 2024 no Vale do Jiquiriçá trouxe algo que não pode ser negado em alguns municípios: renovação, ou seja, a chegada de sangue novo no cenário político, com novos prefeitos. Entre os 20 prefeitos eleitos e reeleitos em todo o Território de Identidade, 12 exercerão o cargo de chefe do Executivo pela primeira vez.
Entre eles, estão Ricardo Castro Cerqueira, o Rick de João Lulu, do Avante, que aos 38 anos foi eleito prefeito de Brejões, conquistando 5.951 votos, 66,84% dos válidos como candidato de oposição, derrotando o ex-secretário municipal Marcelo Lima, Rede, que obteve 2.952 votos, 33,16% dos válidos, este apoiado pelo atual prefeito, Sandro Correia, da Rede Sustentabilidade e, em Cravolândia Celso Coelho, de 41 anos, também do Avante, foi eleito para governar a pequena cidade pelos próximos quatro anos. Celso teve nas urnas 2.843 votos, 77,36% dos válidos, desbancando o atual vice-prefeito Gazo de Lili, do PT, que registrou 752 votos, 20,46% dos válidos e Dr Eliseu, do MDB, 80 votos, 2,18% dos votos válidos.
A candidatura de Celso nasceu com status de independente no cenário político, mas o candidato contou com o apoio, mesmo que de forma discreta em suas publicações durante a campanha da prefeita Ivete Soares (PSD), que exerce o segundo mandato consecutivo. Rick e Celso, que se encontraram e posaram para foto nesta quarta-feira (16) representam nas respectivas cidades o desejo de mudanças de conceito e de atitudes na gestão pública. Ambos têm características incomuns: não são herdeiros políticos e vieram da iniciativa privada. Rick é empresário do ramo de veículos pesados, guinchos, caminhões, e Celso é um dos comerciantes mais bem-sucedidos de Cravolândia, atuando nos seguimentos supermercadista, de combustíveis, material de construção e produção agrícola.
*por Marcos Frahm
Ver essa foto no Instagram