Delegado regional comenta sobre índices de violência em Jequié e diz que morte de catador de recicláveis é investigada

Delegado coordenador da 9ª Coorpin, Roberto Leal. Foto: Blog do Marcos Frahm

O delegado regional, coordenador da 9ª Coorpin, com sede em Jequié, Roberto Leal, comentou, em entrevista, nesta quarta-feira (25) sobre os índices de violência na Cidade Sol, que segundo ele tem apresentado mudanças, resultado de ações policiais na cidade. ”Nos últimos dias nós tivemos ações, tanto da Polícia Civil como da Polícia Militar, justamente no combate a esses grupos que expandem o tráfico de drogas e são os responsáveis pela maioria dos homicídios aqui. Houve uma redução, ficamos trezes dias sem homicídio, onde uma pessoa foi alvejada. Infelizmente, nós estamos enfrentando um aumento dos índices, mas em virtude do trabalho da polícia estamos iniciando a diminuição dos índices”, disse a autoridade policial.

O delegado também falou sobre o crime que vitimou, no último dia (10), na região do Aterro Sanitário de Jequié um catador de material reciclável. A vítima, identificada como Judemário dos Santos Nascimento, de 55 anos, foi encontrada morta em uma cama, dentro da casa onde residia, e segundo o delegado, as investigações realizadas até agora apontam que o homem não possuía envolvimento com o crime.

”Pelo que foi levantado pela equipe responsável pela investigação, não havia nenhum tipo de envolvimento da pessoa com crime, com tráfico de drogas ou outra criminalidade que pudesse ensejar uma vingança, crime passional, alguma coisa dessa natureza. Nós estamos investigando, era uma pessoa que vivia num local humilde. Então, nesse momento nós descartamos latrocínio e estamos vinculando se, em determinado momento, essa pessoa se envolveu em atividade criminosa ou testemunhou tal fato”, explicou Roberto. O delegado também relembrou a chacina que matou seis pessoas de origem cigana em Jequié, fato ocorrido em maio de 2023, mas já elucidado pela Polícia Civil, que ao concluir o inquérito apontou que uma vingança após apreensão de gado teria motivado o crime, que ganhou repercussão nacional.