Aporá, no agreste baiano, Itapebi, na Costa do Descobrimento, e Arataca, no Litoral Sul, possuem a menor nota entre os municípios baianos nos anos iniciais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As cidades alcançaram apenas 3,3 no Ideb 2023.
A última meta disposta pelo Ministério da Educação, para 2021, está bem acima do alcançado. O esperado era que Aporá conseguisse a marca de 4,8; Itapebi alcançasse 4,7 e Arataca chegasse a 4,5.
Em seguida, no ranking de municípios com as piores notas, estão Esplanada, no Agreste Baiano, e Itabela, na Costa do Descobrimento, ambos com a nota de 3,5. O esperado destas cidades era de 5,1 e 4,8, respectivamente.
Em sexto lugar, estão as cidades de Ponto Novo, Pedro Alexandre e Antônio Cardoso com apenas 4,7. A nota estimada destas localidades, respectivamente, era de 5,0; 4,9; 4,8.
Também empatados tendo alcançado apenas 3,8, estão os municípios de Conde, Canavieiras, Pilão Arcado, Camacan e Muquém do São Francisco. Com informações do Bahia Notícias