A Polícia Federal da Bahia está entre as corporações com menor número de processos administrativos abertos. Desde 2013, não computando o ano de 2023, foram instaurados 28 processos, com 17 sendo concluídos pelo órgãos de apuração da PF no estado.
Em todo o país, no período, a Polícia Federal instaurou mais de 1,5 mil Processos Administrativos Disciplinares (PAD) em desfavor de servidores. Os dados são da Corregedoria da corporação, obtidos pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas.
Em 19º entre as unidades federativas, a Bahia teve o maior número de instaurações em 2021, com 6. No Nordeste, a Bahia figura em 6º lugar. Apesar dos números administrativos, nenhuma sindicância acusatória foi aberta na Bahia. Desde 2013, foram apenas duas penalidades aplicadas: uma em 2014 e outra em 2016, sem expulsões. Ambas as penas foram de suspensão aos envolvidos nos casos.
Um dos casos foi por ”dirigir-se ou referir-se a superior hierárquico de modo desrespeitoso’ e outro por ”deixar de cumprir ou de fazer cumprir, na esfera de suas atribuições, as leis e os regulanentos” além de ”deixar de concluir, nos prazos legais, sem motivo justo, inquéritos policiais ou disciplinares, ou, quanto a estes últimos, como membro da respectiva comissão, negligenciar no cumprimento das obrigações que lhe são inerentes”. Com informações do Bahia Notícias