”Nos dividimos entre tristeza e alegria”: publicação de secretário na BA gera críticas após assassinato de líder quilombola

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, recebeu críticas após uma publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (18), na qual misturava informações sobre o assassinato de Mãe Bernadete e ações positivas do governo estadual realizadas também nesta sexta.

Na postagem, Bruno Monteiro disse que o dia foi dividido entre ”tristeza e alegria”, o que gerou as críticas na internet. As pessoas escreveram em seus perfis que houve insensibilidade do secretário diante da morte brutal da líder quilombola. Após a repercussão, cerca de duas horas depois da publicação, o gestor da pasta da cultura apagou a postagem, que tinha a seguinte mensagem:

”Como bem disse o governador @jeronimorodriguesba, hoje é um dia em que nos dividimos entre a tristeza e a alegria. A tristeza motivada pelo inaceitável crime que ceifou a vida de Mãe Bernadete e para o qual o @govba está mobilizado em busca de justiça. E a alegria, vinda do orgulho em chegarmos a marca de 100 municípios visitados pelo governador em pouco mais de sete meses, com importantes entregas para baianas e baianos. Hoje inauguramos o Novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Antônio Gonçalves, que contou com uma intensa e diversa programação cultural. Nos municípios de toda a #Bahia, seguimos dialogando com a população e promovendo políticas que de fato atendam aos seus interesses, afinal de contas, é para isso que estamos aqui.

Ao ser convocado pelo governador para contribuir com esta agenda de número 100, tendo a Cultura como protagonista deste momento, valorizamos diversas manifestações artísticas da região do Piemonte Norte do Itapicuru, como Fernando Aboiador, Rayy Circus, Reizado do Caldeirão, Quadrilha Junina de Bonfim e Cordel dos Estudantes.

Na oportunidade, ainda presenciamos uma emocionante apresentação do querido @henriquelima.officcial, o primeiro baiano a vencer o The Voice Kids, que além de nos encantar com seu talento ressaltou a importância da valorização e da participação da juventude nas artes. Essa é a prova viva de que a Cultura é um caminho para melhorar o desenvolvimento social, para a emancipação humana e também para uma perspectiva de vida próspera, com emprego, renda e inclusão para esses jovens e suas famílias. Seguiremos percorrendo o estado, trabalhando incansavelmente por nossa gente e promovendo a #CulturaEmTodaBahia.”

Em uma das postagens, o internauta escreveu:Quando você pensa que viu de tudo, vem o secretário de Cultura da Bahia, o gaúcho Bruno Monteiro, mostrar toda a sua sensibilidade pela morte de Mãe Bernadete nas redes sociais. Quem tem aliados assim, não precisa mesmo de inimigos.”

O site g1 informou que tentou, mas não conseguiu contato com o secretário Bruno Monteiro. Bruno Monteiro é secretário de Cultura do governo estadual da Bahia pela primeira vez. Ele é jornalista, produtor e gestor cultural. Bruno foi chefe de gabinete dos Ministérios de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, além de assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff.