O Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié, realizou, no sábado (11) dupla captação de múltiplos órgãos, captando 09 órgãos (04 rins, 04 córneas e 01 coração), todos os órgãos compatíveis a pacientes necessitados da Bahia, segundo informações da unidade hospitalar.
A CIHDOTT do HGPV após o diagnóstico da morte encefálica acolhe a família e a sensibiliza os familiares para a causa da doação de órgãos. Informa ainda que durante todo o processo de captação, a família é acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. ”Quando o avião do amor pousa em nossa Jequié eu sempre me emociono. A expectativa é que esses exemplos sejam seguidos por outras famílias. Precisamos ressignificar esse momento difícil, de dor, num momento de esperança e de consolo para outras pessoas que estão aguardando por um órgão”, disse o diretor administrativo Neffison Santana.
O Hospital Geral Prado Valadares é na atualidade o maior centro captador de córneas da Bahia, com destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos, sendo um dos poucos hospitais do estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na CIHDOTT.
As captações do último sábado foram realizadas pela equipe do cirurgião Dr. Avio Brasil, com apoio de uma equipe multiprofissional do HGPV.