Ficou para o próximo dia (23) a nova rodada de negociação entre o prefeito de Lajedo do Tabocal, Marquinhos Senna (PP) e professores do Município, que reivindicam reajuste salarial.
Durante assembleia no último dia (11), a APLB local recusou a contraproposta da Prefeitura, de 10,18%. Em rápida entrevista ao Blog Marcos Frahm, neste domingo (20), Marquinhos afirmou que busca amplo diálogo com a classe; ”Vamos discutir mais uma vez. Estamos avaliando todo o processo e queremos uma nova rodada de discussão. Mostramos aos professores a dificuldade que da prefeitura, aquele aumento de mais de 90% da receita do Fundeb, mas vamos buscar entendimento”, disse o mandatário.
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá realizou, na sexta-feira (18), na cidade de Brejões, um encontro presencial de prefeitos que integram os municípios do território de identidade, do qual Marquinhos participou e, na pauta, o reajuste salarial no piso do professores.
Para os gestores, o reajuste de 33,24%, anunciado pelo Governo Federal, é ”impraticável para a maioria das cidades”. Segundo o presidente da entidade e prefeito de Nova Itarana, Antonio Danilo, o CONVALE, em parceria com as prefeituras irá desenvolver, através de uma equipe técnica um estado para detalhar a realidade de cada cidade da região, pois de acordo com o líder do Consórcio, o reajuste de 33,24% gera um impacto gigantesco nas fianças e algumas prefeituras podem sofrer sérias dificuldades .
De acordo com Danilo, o estudo sobre o impacto em cada cidade irá revelar que poderão complicar os cofres públicos. O evento foi presidido em Brejões pelo prefeito anfitrião, Sandro Correia.