Uma iniciativa inédita no Brasil e a oportunidade de estudo em universidades do exterior para jovens de baixa renda. Essa é a oportunidade que o Programa LEM Sem Fronteiras idealizado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães vai oferecer para esse público.
Vão ter a possibilidade de frequentar cursos de graduação em instituições fora do país, que sejam públicas ou mantidas por fundações, os estudantes residentes no município há mais de dois anos.
”Nosso maior objetivo com esse programa é incentivar os mais de 20 mil alunos da nossa Rede de Ensino a buscar conhecimento. Queremos que eles entrem na escola sabendo que se estudarem direito, eles poderão fazer uma faculdade fora do país”, disse o prefeito Junior Marabá.
O beneficiário, para escolher o curso, precisa comprovar fluência no idioma oficial do país no qual esteja sediada a universidade, salvo para países de língua portuguesa ou espanhola.
”Acredito que através da educação nós iremos promover a melhoria social. Sabemos da importância de uma formação. Uma pessoa formada melhora naturalmente o padrão de vida de uma família”, explica o secretário de governo Danilo Henrique.
O secretário de Educação, Jefferson Café, ressaltou que o diploma de um curso internacional é uma ”grande oportunidade”.
”Estudei em escolas públicas e me formei em uma faculdade pública. Sei da importância de um incentivo deste na vida de quem procura uma formação acadêmica. Ter um terceiro grau cursado fora do país é de fato uma grande oportunidade para os nossos alunos”.
Os critérios para participar são os seguintes:
A seleção dos candidatos vai ser realizada com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, seguindo os seguintes critérios:
– Residir no município há no mínimo 2 (dois) anos;
– Possuir renda per capita mensal inferior a 1 salário mínimo;