Um banhista, que não quis se identificar, denunciou uma abordagem do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Guarda Civil Municipal (GCM), na segunda-feira (28), contra um ambulante na orla da Barra, um dos bairros turísticos de Salvador. Por meio de nota, a Guarda Municipal informou que esteve no local após ameaças de um vendedor ambulante que atuava ilegalmente na região.
A situação foi registrada por câmera de celular. O vídeo mostra o momento em que um dos agentes dá um ”mata-leão” no ambulante. Em seguida, é possível escutar o barulho de arma de choque ao ser utilizada e o homem cai no chão. As imagens também mostram banhistas e pessoas que andavam pela orla se aproximando do ambulante. Elas tentam conversar com as equipes, enquanto os guardas ficam em volta do homem.
De acordo com o banhista, os agentes agiram de forma agressiva e isso revoltou as pessoas que estavam presentes no local. A testemunha ainda contou que os guardas chegaram recolhendo as bebidas do vendedor e, quando o homem se aproximou dos produtos para evitar a apreensão, foi agredido pelos agentes. ”Os agentes o agarraram, deram uma chave de pescoço e aí o pessoal começou a chegar para tentar evitar a agressão, já que o ambulante estava apenas trabalhando”.
Por meio de nota, a Guarda Civil Municipal detalhou que no final da tarde de segunda-feira, os agentes faziam um patrulhamento na Barra quando foram acionados por equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsável, entre outras coisas, pela fiscalização do trabalho de ambulantes na capital baiana.
Os agentes foram informados que no momento da inspeção o homem, que atuava ilegalmente na região, fez ameaças às equipes da Semop. Os agentes da Semop informaram aos guardas que diversas orientações foram realizadas ao cidadão sobre a impossibilidade de permanência no local e que tal atitude acabaria com apreensão das mercadorias, momento em que, segundo a GCM, houve as ameaças.
A Guarda Municipal disse que, mesmo com a presença dos agentes, mais uma vez o cidadão foi orientado, contudo ficou agressivo com a equipe e lançou o carro com as bebidas, conhecido como prancha, contra a Guarda Civil.
Diante da situação, segundo explica a GCM, foi necessária a utilização de força para imobilização e contenção do homem, que foi encaminhado para a delegacia no bairro. A guarda não detalhou se o homem foi preso ou ouvido e liberado. As informações são do G1