Policiais da CIPE Central e de outras unidades militares iniciam instrução técnica em Jequié

Major/PM Ricardo, comandante da CIPE Central. Foto: Divulgação

O Núcleo de Instrução Especializada da CIPE CENTRAL iniciou nesta segunda-feira (23) as instruções de mais um ciclo de ITOR.  Com um conceito diferente do Nivelamento Operacional, o treinamento anual com duração de 09 dias  tem como público alvo os policiais da própria unidade, além de capacitar os recém transferidos para compor o quadro de Oficiais e Praças desta UOE, possibilitando que todo o efetivo passe pelo adestramento.

O ITOR é a Instrução Técnica de Operações Rurais em Zona Conflagrada voltada para o patrulhamento motorizado rural. Este treinamento surgiu da necessidade de padronizar as ações da CIPE CENTRAL nesses eventos críticos, já que existia uma lacuna de atuação organizada e capacitação das tropas especializadas, entre o momento inicial dos sinistros dos crimes contra instituições financeiras e a quebra do plano de fuga dos marginais, pois 95% das Volantes neste intervalo de tempo atuam no processo de patrulhamento motorizado. A ITOR mostra-se como importante evento para o CPE e para a PMBA, vez que tem gerado frutos significativos no emprego das unidades especializadas no confronto contra as Orcrins atuantes na modalidade ”Novo Cangaço”. Nesta edição fortalecendo os laços de Cooperação Técnica e fortalecimento Doutrinário, contamos inclusive com a presença de Policiais Militares componentes do 8o BPM, CIPT – SUL, 46a CIPM, CIPE POLO, além do efetivo da CIPE CENTRAL na condição de discentes.

O entendimento do Comando da CIPE CENTRAL é de que, qualificação técnico-operacional continuada, qualifica as respostas, eleva a segurança e minimiza efeitos colaterais. Por esta razão, as instruções contemplam também conhecimentos técnicos em APH Tático, Operações de Choque, Patrulhamento Tático Motorizado Urbano e Rural, ITI, além de Doutrina Institucional. Vale salientar que todos os protocolos sanitários e de biossegurança estabelecido através de Decretos Estaduais e Normas do Comando da Corporação são respeitados, com foco ao combate e prevenção ao COVID-19.