A Prefeitura de Jequié voltou atrás de decisão de retirar as instalações dos vendedores ambulantes da Rua Corredor Costa Brito, na área do Centro de Abastecimento Vicente Grilo, mesmo com os manifestantes realizando manifestação contra o poder público municipal na manhã de sexta-feira (17), quando prepostos da Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura chegam ao local exigindo que os ambulantes deixassem as calçadas e não mais instalassem na área central suas barracas, tabuleiros, veículos, galiotas e outros instrumentos do comércio informal. De acordo com o site Jequié Repórter, a gestão municipal deu permissão para que eles retornassem aos seus locais de comércio às 13h30 de sexta , permanecendo até este sábado (18). Na segunda-feira (20) não será permitida a instalação do comércio ambulante e uma nova reunião com equipe da Prefeitura e comissão de representantes dos camelôs será realizada. A título de esclarecimento do assunto, através da assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, foi emitida nota oficial, fundamentada em artigos do Plano Diretor Municipal, com o texto abaixo:
”…após reuniões entre os ambulantes e a Secretaria de Infraestrutura, ficou decidido que um novo local seria proposto para ser utilizado pelos ambulantes e que a lei seria cumprida, mantendo a ordem e o direito dos cidadãos de transitarem livremente nas calçadas e vias públicas de Jequié.
Alguns locais foram propostos para realocação dos vendedores ambulantes para que eles desocupem as vias públicas: os vendedores de hortifruti seriam relocados para a área interna da feira livre no mercado municipal. Foi identificada a existência de barracas abandonadas no mercado. Esses espaços seriam utilizados para estes ambulantes. Os outros de eletroeletrônicos, roupas e afins, ficariam no espaço lateral do supermercado G Barbosa, área já utilizada por eles, só que desta vez com um alvará público, concedido pela Secretaria de Infraestrutura. E os demais ambulantes seriam realocados em terreno ao lado do prédio da agência do Banco Itaú, localizado no entorno da Feira Livre.
A Prefeitura de Jequié reconhece a problemática social que envolve muitas daquelas pessoas, que sobrevivem do seu trabalho. Mas a lei e a ordem devem ser mantidas, ao mesmo tempo em que deve ser levada em conta que muitas delas já possuíram quiosques, barracas e box e venderam. E isto foi detectado durante o cadastramento realizado. Ao mesmo tempo que essa ocupação das vias públicas, prejudica o trânsito, afunilando a passagem de pedestres nas calçadas e prejudica o comércio, com a quantidade demasiada de barracas nas portas das lojas.
Na manhã desta sexta-feira, 17/03, com todos os ambulantes já devidamente notificados, tendo findado o prazo para que as vias fossem desobstruídas, o município entrou em ação, contando com o apoio da Guarda Municipal e da Policia Militar, procurando ordenar especificamente o espaço urbano do centro da cidade”.