O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) em Jequié realizará o primeiro Simpósio de Epidemiologia Hospitalar nos dias 27 e 28 no Auditório da DIREC 13.
O evento tem o objetivo de fortalecer as ações de epidemiologia hospitalar, além de apresentar o perfil epidemiológico dos principais agravos de pacientes atendidos no HGPV. De acordo com Edna Barros, coordenadora do NHE, serão difundidos protocolos de manejo clínico da tuberculose, meningite, dengue e agravos por causas externas, “com isso estaremos promovendo a integração dos diversos atores da atenção à saúde na vigilância dos agravos”, explicou.
Edna Barros disse ainda que o Simpósio está pautado na necessidade de compreender a importância do ambiente hospitalar como fonte de identificação das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), surtos, epidemias e outros agravos que representam riscos à saúde da população. “Estas informações resultam em medidas de controle e acompanhamento do perfil da morbimortalidade da população atendida, além de definir o planejamento, organização e operacionalização das ações de saúde”, concluiu a coordenadora do NHE.
O Simpósio é direcionado à profissionais do HGPV, dos hospitais da microrregião, das Equipes de Vigilância Epidemiológica dos municípios da 13ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva (PIEJ), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia.