19º Batalhão de Polícia Militar comemora em Jequié 26 anos de criação da Unidade

19º Batalhão de Polícia Militar completa 26 anos. Foto: Divulgação

Na manhã de quinta-feira (28),  o 19º Batalhão de Polícia Militar realizou uma parada especial em comemoração aos 26 anos de criação da Unidade. Na mesma solenidade foi inaugurado o Memorial ”Eden Oliveira Sanches”. O evento foi presidido pelo Comandante de Policiamento da Região Sudoeste, Cel PM Ivanildo da Silva e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, a exemplo do Cel PM RR Ivo Silva Santos, também homenageado por fazer parte da história do 19º BPM.

A escolha do nome para o Memorial foi feita por votação interna, sendo o Sd PM Eden Oliveira Sanches o mais votado.
Tendo ingressado na PMBA em 10 de março de 2003, Sd PM Eden foi vítima de assalto a um posto de combustível na cidade de Jequié, morto após ser reconhecido como policial. Durante a cerimônia esteve presente a esposa, filha e pai do homenageado, recebendo lembrança simbólica do comandante da unidade.

Idealizado pelo Major PM Reinaldo Souza dos Santos, Comandante do 19º BPM, o Memorial tem o objetivo de preservar a história do batalhão e dar o devido reconhecimento aos militares da ativa e reserva pelos relevantes serviços prestados ao longo desses 26 anos. Para sua instalação foram feitas parcerias, cujos apoiadores foram homenageados no evento.

Participaram do evento, também, Ten Cel PM Itamar Gondim Bandeira, Diretor do CPM de Jequié; Ten Cel BM Fanelli, Comandante do 8º GBM; Major PM Ricardo, Comandante da Cipe CENTRAL; Poliana Leandro, Vice-prefeita de Jequié; Hassan Iossef, Secretário de Governo; Patrick Lopes, Prefeito de Jitaúna; Vagner Amparo, 7º CIRETRAN; Barbosa Filho, Polícia Rodoviária Federal; dentre outros, além de representantes da imprensa de Jequié.